Transporte Escolar: Monitoramento manual ou automatizado?

tempo de leitura: 4 minutos

Os benefícios da aquisição de tecnologia. Como escolher os recursos certos para sua realidade.

O monitoramento é uma das etapas do nível operacional do planejamento de sua Gestão de Transporte Escolar. Planejar é fundamental para garantir a qualidade do serviço. É o primeiro passo para definir o rumo certo do Transporte Escolar de sua rede de ensino.

O monitoramento, por sua vez, é o primeiro passo para analisar o desempenho da sua gestão. Medir suas ações é essencial para efetuar ajustes e otimizar o serviço. Neste sentido, a automação é sua aliada. Quer saber como? Continue lendo e saiba mais.

Por que monitorar o Transporte Escolar?

Como introduzimos, é através do monitoramento que você terá base para avaliar o seu Transporte Escolar. O serviço precisa estar sempre em análise, para garantir qualidade e a segurança dos alunos.

O Transporte Escolar exige ainda mais responsabilidade e vistoria do que qualquer outro tipo de transportação. Pois se trata de um serviço voltado principalmente para crianças. Por isso, o monitoramento em tempo real é vital para a integridade desses alunos.

É através do monitoramento que você conseguirá levantar dados para medir a eficiência do serviço. Assim, você terá as informações necessárias para emitir relatórios e avaliar os resultados. Com isso em mãos, você sabe exatamente o que está funcionando e o que carece de sua atenção. Portanto, o monitoramento é essencial para o seu trabalho.

Leia também: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar.

Transporte-Escolar-Monitoramento-manual-ou-automatizado-Etapas-do-monitoramento

Etapas do monitoramento

Agora que você já conhece a importância do monitoramento no Transporte Escolar, é importante entender como ele funciona. Ele se divide em quatro etapas:

  1. Definição dos dados que serão coletados: conhecimento amplo de todas as atividades e procedimentos que envolvam o Transporte Escolar.
  2. Definição do instrumento de pesquisa: que pode ser realizada de forma manual, automatizada e conjugada.
  3. Coleta de dados: em que são feitas as definições dos pontos de coleta, da amostra, equipe de monitoramento, infraestrutura de apoio e o levantamento dos dados.
  4. Validação: verificação e validação dos dados coletados e dos instrumentos utilizados no processo de obtenção dos dados.

Os benefícios da automação no Transporte Escolar

Cada etapa do monitoramento demanda mobilidade de pessoal e investimentos. Feito apenas manualmente, os riscos de perder informações são muito maiores. Além disso, o esforço também se torna maior e, consequentemente, há mais despesas. Veja abaixo os principais benefícios de automatizar os processos.

Transporte-Escolar-Monitoramento-manual-ou-automatizado-benefícios-da-automação-no-Transporte-Escolar

Processos integrados em tempo real

Com aplicações para Transporte Escolar você pode monitorar toda a execução do serviço em um único sistema. Isso em tempo real, o que permite medidas rápidas em casos de emergência.

Assim, seu trabalho é facilitado. As operações entre as etapas de monitoramento são mais ágeis. Desta forma, você economiza tempo e recursos.

Redução de custos

As aplicações para Transporte Escolar informam a quilometragem exata para o serviço. Além disso, otimizam a execução do trajeto através do mapeamento e roteiro de rotas. Isso reduz gastos com combustível, manutenção e frotas.

Desta forma, a automação indica precisamente os gastos totais do seu Transporte Escolar. Isso permite cortar excessos sem alterar a qualidade do serviço.

Maior produtividade

O monitoramento em tempo real torna o Transporte Escolar mais transparente. Isso inibe a ociosidade dos profissionais, o que aumenta a produtividade da sua equipe.

Percorrendo as rotas automaticamente traçadas, os condutores ficam mais organizados. Diminui-se desvios e paradas ociosas. Assim, o rendimento do serviço é maior.

Segurança para os passageiros

O trânsito brasileiro está cada vez mais caótico. Saber em tempo real o que acontece no Transporte Escolar é vital para a segurança dos passageiros. Tanto para as crianças quanto para o próprio motorista.

O monitoramento online proporciona medidas preventivas para assaltos, acidentes, sequestros, desvios e paradas não autorizadas.

Gestão-de-Transporte-Escolar-Como-emitir-relatórios-exatos-Aplicativos-Para-Transporte-Escolar

Como escolher seu aplicativo para Transporte Escolar

Os aplicativos para Transporte Escolar são a grande tendência para a gestão. Além do sistema web para o gestor, há as versões de app para motoristas e pais. Logo, os envolvidos podem acompanhar em tempo real todo o trajeto das crianças até a escola. Pelo celular ou tablet.

O importante na hora de escolher entre as opções do mercado é visar a segurança do estudante. O alvo do monitoramento deve ser o aluno. Por isso, busque o aplicativo capaz de, além de fornecer os dados administrativos, também informar a localização real do aluno.

Para isso, os rastreadores veiculares não são suficientes. Neste caso, a melhor opção são aplicações em Radiofrequência. Essa tecnologia permite o Trackeamento do passageiro. Ou seja, o rastreamento em tempo real de cada aluno.

Isso é aplicado através do leitor instalado no celular dentro do veículo e cartões magnéticos com uma micro-antena implantada. Cada criança recebe o seu cartão e passa no embarque e no desembarque. Assim, você tem o conhecimento do acesso dos alunos à escola e garante a sua segurança em todo o percurso do Transporte Escolar.

Leia também: Trackeamento — o que é e como funciona.

Desta forma, é possível levantar dados precisos para avaliar o Transporte Escolar. A automação otimiza os processos, tornando-os mais ágeis e melhor aplicados.

Portanto, para uma melhor gestão, é fundamental a aquisição de tecnologia. Com ela, os esforços do seu pessoal serão impulsionados. Assim, você garantirá a qualidade, eficiência e segurança que o Transporte Escolar carece.

Este post foi útil para você? Nós produziremos conteúdos mais aprofundados sobre esse tema. Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *