Transporte Escolar próprio: como sua escola pode garantir a qualidade do serviço

tempo de leitura: 3 minutos

Dicas para escolas com serviço próprio de Transporte Escolar

O serviço de Transporte Escolar pode ser oferecido por escolas. No entanto, o Procon alerta que esse serviço deve ser optativo. Ou seja, os pais podem escolher outro transportador.

Assim, para maior adesão, sua escola precisa oferecer um transporte diferenciado. O serviço deve proporcionar mais tranquilidade aos pais e maior segurança aos alunos. Veja agora como oferecer um Transporte Escolar único e aderir mais clientes.

Cuidados com os veículos

Os veículos de execução do Transporte Escolar são regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os automóveis permitidos, estão: ônibus, micro-ônibus, vans, VW e Kombi. Confira aqui as normas para os veículos escolares.

Quanto às medidas de segurança e prevenção de acidentes, os veículos de Transporte Escolar devem conter:

  • Cintos de segurança em boas condições para cada passageiro
  • Grade separando os alunos da parte onde fica o motor
  • Seguro contra acidentes
  • 7 a 10 anos de utilização
  • Registrador de velocidade (tacógrafo) instalado no painel do veículo

Selecionando sua equipe de Transporte Escolar

Além dos veículos, selecione profissionais capacitados. Transmita desde o início os padrões de qualidade de sua instituição. Para isso, defina perfis e crie critérios de avaliação. Depois, entreviste minuciosamente cada um dos interessados em entrar para sua equipe.

Condutores

O DETRAN define alguns pré-requisitos para os motoristas de Transporte Escolar. Também falamos sobre isso em nosso post sobre regras de transportação de escolares.

Os pré-requisitos para condutores são:

  • Idade superior a 21 anos
  • Habilitação para dirigir veículos na categoria D
  • Ter sido submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos
  • Ter se formado em curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar
  • Possuir matrícula específica no DETRAN
  • Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos 12 meses

Monitores

Para garantir a segurança dos alunos, é essencial a presença do monitor de Transporte Escolar. Este profissional deve acompanhar os alunos durante toda a viagem.

Converse com seus monitores e faça orientações precisas. Eles devem verificar a utilização correta do cinto de segurança e manter os alunos afastados de janelas e portas. Além disso, devem conduzir as crianças no embarque e desembarque, até o portão da escola.

No caminho de volta para casa, os monitores também devem guiar os alunos em suas respectivas residências. Oriente o profissional a conferir se o estudante será entregue ao seu devido responsável.

Treinamento

A falta de treinamento qualificado é uma das reclamações mais comuns sobre a transportação de alunos. Por isso, além de realizar uma seleção minuciosa de seu pessoal, transmita para sua equipe os ideias de sua escola.

Para isso, crie um programa de capacitação contínua e acompanhe o desempenho de toda a equipe. Estimule uma mentalidade saudável, responsável e produtiva. Ensine critérios técnicos, mantenha seu pessoal atualizado e modernizado. Isso proporcionará mais qualidade para o serviço de sua instituição.

Ofereça tranquilidade para os pais

Os pais são os seus clientes. Por isso, você deve envolvê-los no planejamento de sua Gestão de Transporte Escolar. Ouça e conheça suas preocupações. Isso geralmente envolve dúvidas sobre segurança e os horários de entrada e saída da escola. Além do controle de atrasos, locais de desembarque e o que acontece no percurso de casa para a escola e vice versa.

Sendo assim, invista em recursos capazes de entregar essas informações. Exemplo disso são as tecnologias de Rastreamento e Monitoramento no Transporte Escolar. Elas permitem a emissão de relatórios completos sobre tudo o que ocorre na transportação dos alunos. Você pode enviar aos pais essas informações instantâneas e garantir tranquilidade e segurança.

Desta forma, sua escola pode oferecer um serviço de Transporte Escolar único e moderno. Assim, você atrai o interesse dos pais, agrega valor a sua instituição e alcança as metas financeiras de sua Gestão Escolar.

Portanto, reúna um pessoal competente e promova treinamentos qualificados. Conheça a realidade de seus alunos e invista em um Transporte Escolar seguro e eficiente. Monitore e analise o seu desempenho constantemente. Essas medidas definirão a qualidade do seu serviço.

Achou este post interessante? Curta nossa página do Facebook para não perder as próximas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *