TrackSchool vs. GPS

tempo de leitura: 4 minutos

Um comparativo entre rastrear o veículo de Transporte Escolar e Trackear Alunos.

O Rastreamento no Transporte Escolar já é realidade. Em alguns lugares, como em Juiz de Fora, o GPS se tornou obrigatório para a prestação do serviço.

Percebemos, então, que os rastreadores veiculares estão crescendo neste mercado. No entanto, observamos as falhas desse tipo de tecnologia na transportação de alunos. No quesito segurança de passageiros, o GPS é falho. Acompanhe esta análise e entenda por quê.

trackschool-vs-GPS-GPS-OQUE-É-E-COMO-FUNCIONA

GPS: o que é e como funciona

A sigla GPS vem do inglês: Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Ele fornece informações sobre longitude, latitude e altitude. Exatamente do local do portador.

Funciona assim

Relógios atômicos são instalados em satélites na órbita próxima a Terra. Esses satélites são os responsáveis pela emissão do sinal para os dispositivos. O funcionamento dos dispositivos depende de um software de navegação. Esse software deve fazer a atualização de dados GPS e cartográficos.

Assim, os dispositivos recebem os sinais transmitidos. Depois, começam a informar a localização do portador. Na superfície ou no mar, o GPS fornece dados de velocidade e direção. Além da altitude em relação ao mar e estimativas de duração de percurso das rotas anteriormente traçadas.

Origens do GPS

O sistema foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ou seja, o GPS foi desenvolvido para fins militares. Até a década de 1980, o departamento manteve o uso da tecnologia apenas para os militares americanos. Depois, foi aberto aos civis, e hoje é utilizado mundialmente.

Embora seja um desenvolvimento americano, atualmente, os russos também têm seu próprio sistema. Este é o Glonass. A China e a Europa também estão na corrida de seu próprio sistema. São o Compass e o Galileu, respectivamente.

Isso é muito bem-visto pelos usuários. Pois a tecnologia do GPS depende da liberação do uso pelo Departamento de Defesa dos EUA. Em casos de conflitos militares, por exemplo, o departamento pode parar de emitir o sinal. Desta forma, os usuários não teriam mais acesso a esse localizador.

trackschool-vs-GPS-TRACKSCHOOL-O-QUE-É-E-COMO-FUNCIONA

TrackSchool: o que é e como funciona

Diferentemente do GPS, o TrackSchool é um aplicativo independente. Não é influenciado pela emissão de sinais de satélite. Ao ser instalado, o sistema passa a ser próprio do usuário. Sem interferência de terceiros. Isso é feito através da tecnologia de Radiofrequência.

Radiofrequência

Essa tecnologia tem múltiplos usos e é uma das mais modernas em termos de rastreadores. Ela permite o monitoramento e Rastreamento não apenas de veículos. Ela também pode ser utilizada para localizar animais, produtos, equipamentos, pessoas, etc.

Assim, por meio dela, desenvolvemos um aplicativo voltado para os alunos. Logo, nosso foco deixa de ser o veículo e passa aos estudantes — em sua maioria crianças.

Desta forma, o TrackSchool garante a segurança do maior bem do Transporte Escolar: os alunos. É o que chamamos de Trackeamento de Alunos no Transporte Escolar. É o acompanhamento da criança no embarque, durante a viagem até ao desembarque.

Como funciona

Um sistema de Radiofrequência (RFID) é composto basicamente por:

  • Antena
  • Transceptor
  • Transponder / etiqueta de radiofrequência (RF) com o circuito e informação a ser transmitida

O transceptor é responsável pela leitura do sinal e transferência dos dados para o leitor. A antena emite o sinal do circuito presente no transponder/etiqueta. Assim, os dados são transmitidos para o leitor. O leitor converte as ondas de rádio do sistema em informações digitais. Então, essas informações podem ser acessadas por um computador ou dispositivos móveis.

O aplicativo

O motorista instala o aplicativo. O cartão de leitura fica no próprio celular ou tablet utilizado dentro do veículo. Existe também um aplicativo para os pais. Do outro lado, o gestor (escolas e/ou prefeituras) acompanha as rotas de todos os alunos através de um sistema web.

As crianças recebem um cartão com uma micro-antena interna. Ao entrar no veículo, elas passam o cartão no leitor. Os pais começam a receber todas as informações das rotas. Ao sair do Transporte Escolar, o aluno passa novamente o cartão. Termina assim a conexão do pai e dos gestores com o veículo.

O TrackSchool faz

  • Alerta de Proximidade
  • Itinerário
  • Velocidade
  • Identificação do Motorista
  • Alerta de Rota Alternativa
  • Localização em Tempo Real
  • Envio de Informações

TrackSchool vs. GPS

  TrackSchool GPS
Independência de sinal de satélites Sim Não
Localização do veículo Sim Sim
Localização do aluno Sim Não
Informações reais sobre a transportação do aluno Sim Não
Alerta de desvio de rotas Sim Depende do software
Itinerário Sim Depende do software
Alerta de proximidade Sim Depende do software
Informação de velocidade Sim Sim
Informação do motorista Sim Depende do software
Informações de embarque e desembarque do aluno Sim Não
Controle de horários de entrada e saída Sim Não
Controle de frequência do aluno Sim Não
Instalação sem corromper a estrutura do veículo Sim Não

 

Logo, para o Transporte Escolar e tutela de passageiros, é fundamental pensar no Trackeamento. Ou seja, no acompanhamento da pessoa. No caso, do aluno.

Através desse tipo de monitoramento em tempo real é possível garantir real segurança ao aluno. Podemos sanar problemas como esquecimentos de crianças em veículos escolares. Desvios indevidos e controle de acesso à escola. Além de reduzir gastos operacionais e otimizar o serviço.

Quanto às empresas transportadoras, o TrackSchool representa um diferencial. Pode ser o destaque que os condutores precisam para vencer seus concorrentes.

Portanto, podemos concluir que não basta rastrear os veículos de Transporte Escolar. Para gerar segurança mais completa, é preciso voltar a atenção para o aluno. Ou seja, é preciso pensar em Trackeamento. Nisso, o TrackSchool é especialista.

Achou nosso aplicativo interessante? Entre em contato e vamos conversar sobre como podemos melhorar o Transporte Escolar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *