Trackeamento no Transporte Escolar: o que é e como funciona

tempo de leitura: 4 minutos

Entenda o conceito e sua importância na transportação de alunos.

Transportar pessoas exige grande responsabilidade, segurança e credibilidade. Em se tratando de Transporte Escolar essa responsabilidade se torna ainda maior. O serviço precisa de transparência total. Entre todos os stakeholders: pais, gestores, escolas e motoristas.

Para isso, é essencial a aquisição de tecnologia. E os aplicativos de Trackeamento são a tendência para sanar a insegurança no Transporte Escolar. Entenda agora o que é esse conceito e como é o seu funcionamento.

Rastreamento ou Trackeamento?

Os apps de Rastreamento estão em alta na prestação do serviço. Principalmente os que fornecem informações em tempo real sobre a localização dos alunos. Discorremos sobre isso no post: Como a tecnologia melhorou o Transporte Escolar.

O termo Rastreamento é frequentemente relacionado a rastreadores veiculares, como o GPS. Por isso, usamos o termo Trackeamento para definir o monitoramento das pessoas transportadas. Ou seja, Trackeamento nada mais é que o Rastreamento do passageiro. No caso do Transporte Escolar, do aluno transportado.

Leia também: Trackeamento de alunos ou Rastreamento de veículos? Um comparativo entre monitorar veículos e passageiros.

O Trackeamento de Alunos é a solução mais adequada para o Transporte Escolar. Pois faz o que os rastreadores veiculares fazem e também permite monitorar os alunos em tempo real. Isso garante a segurança da criança. Proporciona transparência entre os envolvidos e credibilidade para transportadores.

Trackeamento-no-Transporte-Escolar-o-que-é-e-como-funciona-Benefícios-do-Trackeamento-de-alunos

Benefícios do Trackeamento de alunos

Transporte Escolar transparente

Pais, diretores de transporte, escolas e motoristas desejam a transparência no serviço. E é o sistema de Trackeamento que garante uma gestão mais clara.

Os pais podem acompanhar a transportação dos filhos pelo celular. Diretores e gestores analisam o desempenho da equipe e o acesso dos alunos pelo sistema web. E os motoristas podem relatar seu trabalho, o que garante sua própria segurança.

Relembre: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar.

Assim, alunos, pais, gestores e condutores estão conectados durante todo o trajeto do Transporte Escolar. As informações em tempo real são disponibilizadas a todos, fornecendo a transparência necessária para o serviço.

Tranquilidade para os pais

Os pais se preocupam em todo momento com a segurança de seus filhos. Isso é natural e compreensível.

Saber onde está seu filho, se chegou ou não à escola, proporciona a tranquilidade que todo pai precisa. Isso melhora o relacionamento com a escola e com os condutores.

Assim, você pode evitar estresse e promover um ambiente saudável para todos. Isso também colabora para a eficiência da Gestão do Transporte Escolar. Pois diminui os problemas a serem contornados.

Trackeamento-no-Transporte-Escolar-o-que-é-e-como-funciona-Credibilidade-para-motorista- escolar

Credibilidade para motoristas escolar

Para empresas transportadoras, o Trackeamento no Transporte Escolar é um diferencial. Uma vez que seu trabalho é completamente monitorado, o recurso proporciona a credibilidade que o motorista escolar precisa para atrair clientes.

A possibilidade de informar claramente a execução do serviço é um sinal de profissionalismo. Seja para parcerias com escolas ou relacionamento com os pais. Isso dá confiabilidade ao empreendedor. É o que o transportador necessita para se diferenciar neste mercado.

Assim, o motorista escolar conquista seu espaço. E se assegura sobre quaisquer acusações indevidas sobre seu serviço. Pois todo o trabalho fica registrado no sistema, apontando o cumprimento de suas ações. É uma oportunidade real de expandir os negócios.

Anote (ou OUÇA) aí: Quem é o Motorista de Transporte Escolar? O aspecto empreendedor de condutores, como aumentar a cartela de clientes e vencer a concorrência.

Redução de custos

A adoção de um sistema de Trackeamento, além de segurança, também gera maior eficiência. A automação permite fazer mais com menos gastos financeiros e menos tempo.

Com a aplicação é possível fazer o mapeamento real de todas as rotas. Depois, você pode traçar o roteiro de rotas, prevendo percursos alternativos e condições do terreno da região. Isso diminui gastos com frotas, combustível e manutenção dos veículos.

Sendo assim, você como gestor paga nada mais e nada menos pelo que foi executado. Chega de contas superfaturadas! A emissão de relatórios pelo sistema de Trackeamento permite a verificação de todos os gastos exatos do serviço.

Como funciona

Tecnologia de Radiofrequência

A Radiofrequência (RDF) é a tecnologia mais avançada em termos de ações de Rastreamento. Ela permite rastrear tanto objetos quanto pessoas. Seu uso é diverso e está crescendo no mercado. É a solução ideal para o Trackeamento de Alunos no Transporte Escolar.

Através de um identificador RDF e um leitor é possível rastrear a localização dos passageiros. A Radiofrequência mantém boa recepção de sinal em ambientes fechados ou abertos. Não depende da emissão de sinal de satélites e, após a implantação, o sistema passa a ser próprio do usuário.

A instalação é fácil e não precisa corromper a estrutura dos veículos. Basta a utilização de um smartphone ou de outro dispositivo móvel dentro do veículo. Esses e outros benefícios fazem dessa aplicação a mais apropriada para o monitoramento de alunos.

Aplicativo de Trackeamento no Transporte Escolar

Após a instalação do aplicativo de Trackeamento, os alunos recebem um cartão magnético ou etiqueta pessoal. No cartão ou etiqueta está uma micro-antena, que emite o sinal para o Rastreamento de cada aluno.

O estudante passa seu identificador RDF no leitor presente no veículo. Isso é feito no embarque e no desembarque. Assim, os pais acompanham todo o trajeto pelo aplicativo. No computador, smartphone ou tablet. Da mesma forma, gestores e escolas fazem o Rastreamento instantâneo de cada aluno. O monitoramento termina no fim do serviço, respeitando a privacidade dos passageiros.

Logo, é possível acompanhar a velocidade do veículo, a localização e os horários de entrada e saída do aluno. O mais importante: o monitoramento é completamente em torno da criança. Assim, nenhum estudante é esquecido em veículos, nos pontos ou na escola.

Aprenda: Como fazer o Trackeamento de alunos no Transporte Escolar.

Desta forma, o Trackeamento de Alunos representa outro nível de segurança. É o acompanhamento completo que as crianças em trânsito precisam e têm direito.

Portanto, se você está buscando uma solução para monitorar o Transporte Escolar, busque aplicações de Trackeamento. Assim, você garante segurança, eficiência, transparência e credibilidade.

Quer saber mais sobre o Trackeamento no Transporte Escolar? Assine nossa Newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *