Trackeamento de alunos ou Rastreamento de veículos?

tempo de leitura: 4 minutos

Um comparativo entre monitoramento de veículos e de passageiros.

Como saber o que ocorre com o aluno durante o percurso do Transporte Escolar? Como assegurar o bem-estar de estudantes que utilizam o serviço? Essas são — e devem ser — preocupações de todo Gestor de Transporte Escolar.

Visto isso, o Rastreamento de escolares se tornou realidade. Mas, em se tratando de estudantes, não é suficiente obter as informações somente do veículo. É preciso saber o que acontece com os alunos. Acompanhe o post e analise as diferenças e aplicações.

A importância do Rastreamento no Transporte

O trânsito brasileiro está cada vez mais caótico. É o que aponta uma pesquisa realizada pela  Fundación Mapfre. As ocorrências chegam a um roubo por minuto, conforme noticiado nesta matéria do Uol Notícias. Isso envolve os passageiros em um ambiente de violência, tensão e insegurança.

Como discorremos em nosso post sobre o conceito de TrackRastreamento e Monitoramento no transporte — acompanhar a transportação de bens em tempo real, desde seu embarque e desembarque, é uma ação fundamental para garantir a segurança no trânsito. Quando falamos de pessoas, no caso majoritariamente crianças, isso é ainda mais urgente.

Assim, monitorando em tempo real tudo o que acontece durante o serviço de transportação, é possível ter uma comunicação precisa e informações necessárias para tomar ações preventivas. Isso proporciona maior tranquilidade, segurança e evita situações indesejáveis.

Transporte-Escolar-Rastreamento-de-alunos-ou-veículos-RASTREAMENTO-DE-VEÍCULOS

Rastreamento de Veículos

Além de fornecer maior segurança para motoristas e passageiros, o Rastreamento de veículos também reduz ocorrências de roubo e sequestro de veículos durante seu trajeto nas estradas.

Monitorar o transporte também proporciona maior produtividade, na medida em que se reduz a ociosidade dos motoristas, se define a quilometragem exata para a execução das rotas e, assim, diminui gastos excessivos. Isso te auxilia, como gestor, a otimizar o transporte de sua rede, fazendo mais com menos custo.

Assim, garantindo segurança, eficiência e qualidade, sua gestão agradará seus stakeholders. Você poderá fornecer transparência para parceiros e terceirizados, e tranquilidade para pais e tutores.

Transporte-Escolar-Rastreamento-de-alunos-ou-veículos-TRACKEAMENTO-DE-ALUNOS

Trackeamento de alunos

A violência e criminalidade não poupam a circulação de escolares. Em março deste ano, criminosos abordaram um veículo de Transporte Escolar em BA e roubaram os celulares das crianças.

Além desse tipo de ocorrência, há também esquecimentos de alunos dentro dos veículos, como acontecido recentemente no interior paulista. Isso pode desencadear danos graves e até mortes.

Outra infeliz criminalidade envolvida na prestação do serviço de Transporte Escolar é o abuso de vulneráveis, ocorrido em desvios de rotas. Neste sentido, ocorrem também sequestros nos horários que os alunos estariam supostamente na escola.

Nesse cenário, os rastreadores focados nos veículos são insuficientes, pois não fornecem informações de embarque e desembarque do aluno. Ou seja, é preciso mais do que saber a localização do veículo. Analise conosco agora um comparativo.

Trackeamento de alunos Vs. Rastreamento de veículos

Rastreadores voltados para veículos, como o GPS, podem proporcionar todas as informações de localização e quilometragem que você precisa. Sendo assim, é possível reduzir custos com combustível, diminuir rotas ociosas e proporcionar maior transparência na gestão.

Rastreadores instalados em veículos fornecem

  • Informação de desvio de rotas
  • Dados de quilometragem
  • Informação da localização em tempo real
  • Informação sobre os horários de passagem nos pontos previamente mapeados
  • Informações de velocidade do veículo

Por outro lado, no quesito segurança de passageiros, esse tipo de tecnologia pode não ser suficiente, pois não proporciona os dados sobre a chegada e saída dos alunos em suas instituições de ensino. Desta forma, rastreadores de veículos podem ser considerados insatisfatórios para a transportação segura de estudantes.

Neste sentido, as tecnologias de Rastreamento / Trackeamento de Alunos, como a Radiofrequência, podem informar tudo o que acontece com a criança durante a prestação do serviço. Isso ajuda a controlar a frequência e acesso à escola, fornece informação se e quando o aluno chegou à instituição, quando saiu e proporciona maior tranquilidade aos pais.

Assim, aplicativos de Trackeamento de alunos são mais completos, pois geram dados sobre a localização do veículo e dos estudantes. Isso pode ser feito através de um simples cartão de identificação, que, ao ser passado no leitor, começa a ser rastreado. A conexão com os gestores termina quando o aluno passa o cartão no desembarque.

Trackeamento de alunos proporciona

  • Alerta de desvios de rotas
  • Registro de atividades do veículo
  • Informação do local de embarque e desembarque dos alunos
  • Informação de excesso de velocidade
  • Controle de rotas
  • Controle de frequência de cada aluno
  • Informação sobre os horários que os alunos chegam à escola
  • Maior transparência
  • Maior segurança para os alunos
  • Maior credibilidade para prestadores de serviço

Assim, podemos concluir que os rastreadores voltados para veículos são suficientes para serviços que visam principalmente a segurança e eficiência da transportação de bens materiais.

No entanto, quando falamos de passageiros, principalmente alunos, em sua maioria crianças, é preciso ir além e cobrir todas as ações que envolvem os indivíduos. Por isso, se você é responsável pela tutela de um passageiro, pense primeiro nos recursos que podem garantir a segurança completa de sua locomoção. Assim, no caso do Transporte Escolar, tenha em mente o Rastreamento / Trackeamento de Alunos.

Achou este post interessante? Escreva um comentário e compartilhe conosco sua opinião. Seu feedback é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *