A tecnologia na escola e o papel do Gestor Escolar

tempo de leitura: 3 minutos

Por que a escola não deve ignorá-la e qual o papel do Gestor Escolar na implantação de novas tecnologias.

O contato com a tecnologia é diário. Nós a utilizamos nas ações mais rotineiras. Hoje, os alunos já nascem inseridos em meio a ela. A tecnologia faz parte de suas atividades, do seu lazer.

Então, por que a tecnologia não estaria na escola? Se ela faz parte de nossas relações sociais e são exigidas no mercado de trabalho, como poderia ser ausente no âmbito escolar? E qual o papel do Gestor Escolar em meio a essa revolução tecnológica? É o que abordaremos aqui.

Afinal, o que é tecnologia?

A palavra tecnologia se origina do grego, formada pelo prefixo “téchne” e o sufixo “logia”. O primeiro pode ser definido como “arte” ou “ofício”. E também: fabricar, produzir, construir, saber fazer. “Logia”, por sua vez, consiste em “estudo”, do grego, “logus”, que é “razão”. Desta forma, tecnologia consiste na:

“Razão do saber fazer” — (RODRIGUES, 2001).

Ou, ainda:

“O estudo da própria atividade do modificar, do transformar, do agir.”. — (VERASZTO, 2004; SIMON et al, 2004a).

Assim, a tecnologia evolui junto com a história humana. É o estudo da técnica, do conhecimento. Portanto, é fundamental para o estilo de vida humano, seja atual ou registros para as gerações futuras.

A-tecnologia-na-escola-e-o-papel-do-gestor-escolar-TIC

A tecnologia de informação e comunicação (TIC)

A TIC é constituída por todas as tecnologias utilizadas para transmitir informações e ajudar a comunicação. As tecnologias de informação e comunicação podem incluir:

  • Computadores
  • Webcams
  • Celulares
  • E-mail
  • TV
  • Streaming
  • Podcasts
  • Aplicativos móveis
  • Etc.

As TICs surgiram no cenário da Terceira Revolução Industrial. Passaram a ser mais desenvolvidas na década de 1970 e ganharam força na década de 1990. Em 1997, o termo foi usado pela primeira vez pelo britânico Dennis Stevenson. E passou a ser mais promovido nos anos 2000.

A partir daí, o acesso às tecnologias da informação e comunicação tornou-se crescente em todo mundo. Os celulares, dispositivos móveis e computadores estão transformando nossas relações. O que impacta no processo de ensino-aprendizado, uma vez que os alunos deste século têm a sua disposição, desde os seus primeiros anos de vida, as mais vastas inovações digitais.

A-tecnologia-na-escola-e-o-papel-do-gestor-escolar-Por-que-utilizar-TIC-na-escola

Por que utilizar tecnologia na escola?

Além de aproximar a escola à nova realidade dos alunos, o uso de tecnologias na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada. A internet abre novos horizontes, possibilitando a troca de informações com outras áreas do conhecimento. Isso proporciona um ambiente colaborativo, dinâmico e democrático.

Desta forma, as tecnologias auxiliam todo corpo pedagógico. Desde o Gestor Escolar até os alunos e pais. Entre os benefícios que oferecem, estão:

  • Melhorar a comunicação entre os educadores, alunos, pais, membros da comunidade e de outras organizações;
  • Subsidiar tomadas de decisões através do fluxo de informações;
  • Criar um ambiente colaborativo e ágil;
  • Facilitar e otimizar as operações através da automação dos processos.

Vale ressaltar que a tecnologia da informação e comunicação deve ser usada com um propósito claro, fundada em um planejamento pedagógico. Ou seja, não deve ser usada apenas por ser uma tendência histórico-sócio-cultural. Os educadores devem utilizá-las como ferramentas para tornar o processo de ensino-aprendizado mais eficiente.

A-tecnologia-na-escola-e-o-papel-do-gestor-escolar-implantação-de-novas-tecnologias

A Gestão Escolar na implantação de novas tecnologias

O seu papel como Gestor Escolar é fazer um levantamento da utilização atual das tecnologias e criar um plano de ação voltado para os objetivos de sua instituição.

Lembrando que, em uma gestão democrática, toda a comunidade escolar deve participar da elaboração de seu plano. Ou seja, ouça e discuta a implantação de novas tecnologias com pais, alunos, professores e outros funcionários.

Entenda a facilidade e praticidade que as tecnologias podem oferecer a sua escola. Além de melhor se comunicar com a comunidade escolar, as aplicações devem tornar seus processos e sua administração mais eficientes.

Entre algumas ações possíveis para implantar novas tecnologias, estão:

  • Abertura da Sala de Informática da escola ao uso dos alunos e professores;
  • Estabelecimento de parcerias estratégicas com a comunidade;
  • Disponibilização de recursos tecnológicos aos professores e aos alunos;
  • Inserção das TICs nos projetos pedagógicos da escola.

ANTONIO, José Carlos. Gestão escolar e novas tecnologias, Professor Digital, SBO, 16 fev. 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/02/16/gestao-escolar-e-novas-tecnologias/>. Acesso em: 11/09/2017.

Está interessado em Transporte Escolar? Então, leia também: Como a tecnologia mudou (para melhor) o Transporte Escolar.

Assim, podemos concluir que a tecnologia não surgiu para atrapalhar sua gestão escolar. Muito pelo contrário. As diversas aplicações tecnológicas estão a sua disposição para facilitar e aprimorar sua gestão.

Utilizando-as corretamente, com um plano de ação e objetivos concisos, você pode se comunicar melhor com toda a comunidade escolar. E também tornar mais eficiente cada segmento escolar. Portanto, atualize-se e adote a tecnologia mais adequada a sua respectiva atividade escolar.

Gostou deste post? Publique um comentário e nos conte se o texto foi útil para sua Gestão Escolar. Sua opinião é muito importante. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *