O que é Track?

tempo de leitura: 3 minutos

Conceito, aplicações e benefícios.

Track ou Tracking é uma palavra inglesa cujo conceito em português se refere ao ato de rastrear/monitorar algo em trânsito, desde seu ponto de embarque até o destino final e desembarque.

As aplicações vão desde o rastreamento de cargas e veículos ao monitoramento e controle de pessoas — servindo, portanto, como medida de segurança e de fiscalização em diversos segmentos de transporte.

Rastreamento no Transporte Escolar

Além de proporcionar segurança aos alunos, na medida em que pais e gestores podem acompanhar seu trajeto de ida e volta da escola, o Rastreamento no Transporte Escolar também reduz custos, otimiza o desempenho de motoristas e critérios de rotas, e permite controlar, registrar e relatar precisamente todos os dados relacionados à prestação do serviço.

Isso possibilita a melhor Gestão de Transporte Escolar, pois mantém a clareza e organização dos recursos e verbas, viabilizando ajustes decisivos para a qualidade do serviço.

Para os pais

Para os pais, saber o que acontece durante a jornada do filho até a escola e de volta para casa significa tranquilidade e maior segurança.

Para empresas

Para empresas, monitorar motoristas significa maior controle sobre o desempenho dos profissionais, o que estimula a produtividade e garante a segurança do próprio funcionário.

Para motoristas e MPEs

As vantagens para motoristas, micro e pequenas empresas vão muito além da segurança. A aquisição de recursos de monitoramento é um diferencial em relação aos concorrentes — o que pode gerar muito mais negócios e aumentar a cartela de clientes do empreendedor.

Para escolas

Em se tratando de escolas com Transporte Escolar próprio, obter e fornecer informações em tempo real sobre o trajeto dos alunos proporciona maior valor à instituição. Isso pode significar mais receita e melhor relacionamento com os clientes.

Monitoramento de Frotas e Motoristas

Os Trackers são fundamentais para proprietários de frotas, servindo como meios de reduzir custos de combustível, otimizar rotas e aumentar a produtividade.

Além disso, novamente a segurança entra em pauta: segundo uma pesquisa de opinião, a segurança no trânsito brasileiro recebe, em uma escala de 0 a 10, nota média de 4,6.

Portanto, estabelecer uma comunicação direta com motoristas e saber em tempo real o que ocorre no veículo permite antecipar medidas para combater essa insegurança.

Rastreamento de objetos

Outra aplicação de sistemas de monitoramento envolve o acompanhamento de objetos. Esse tipo de sistema é muito utilizado, por exemplo, em correspondências enviadas pelos Correios.

Assim, ter a informação da localização de uma encomenda e a previsão de sua chegada possibilita o planejamento para o recebimento, evitando reagendamentos, entregas extraviadas e custos extras.

Tecnologias de Tracking

Entre as mais utilizadas, estão:

  • GSM/GPRS: sistema por telefonia celular digital com funcionamento via satélite. Muito utilizado, pois permite também a comunicação com o motorista via áudio;
  • GPS: sistema de radionavegação por satélite desenvolvido e operado pelo Ministério da Defesa dos E.U.A. Determina a posição, velocidade e o fuso horário dos utilizadores em terra, mar e aerotransportados;
  • Radiofrequência (RFID): é considerado o sistema mais avançado em termos de tecnologia de Rastreamento. Seu maior diferencial é a capacidade de localizar o objeto ou a pessoa monitorada tanto em ambientes fechados quanto abertos, mantendo a boa recepção de sinal.

Desta forma, em meio ao cenário caótico do trânsito, ter o conhecimento sobre bens preciosos, sejam pessoas ou objetos, proporciona comodidade, tranquilidade e possibilita medidas de segurança, tanto preventivas quanto corretivas. Portanto, o Tracking é fundamental para os mais variados serviços de transporte, garantindo a prestadores e clientes todos os benefícios já citados.

Se você achou este post interessante, acompanhe nosso Blog e fique ligado nas próximas publicações! Escreva um comentário com sua opinião e nos conte um pouco sobre sua experiência com Rastreamento no Transporte.

4 respostas para “O que é Track?”

    1. Obrigado, José Carlos Mateus! Que bom que gostou do post! Essa semana vem mais por aí. Não deixe de acompanhar. Vamo que vamo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *