O que considerar na hora de escolher um app para Transporte Escolar

tempo de leitura: 3 minutos

As funcionalidades que não podem faltar em um aplicativo de Transporte Escolar. A tecnologia mais adequada para a transportação de alunos.

“64% dos brasileiros usam aplicativos móveis para buscar informações familiares e parentais.” — Pesquisa Avazu.

Os apps para Transporte Escolar são exemplo disso. Com eles pais, gestores, motoristas e alunos estão conectados em tempo real. Mas é preciso saber escolher a aplicação que realmente garanta a segurança dos estudantes. É o que você aprenderá a analisar neste post.

Funcionalidades do app para Transporte Escolar

Este é o primeiro aspecto que você deve considerar na hora de escolher um app para Transporte Escolar. A aplicação deve fornecer as informações do aluno em tempo real. Ou seja, deve proporcionar o monitoramento instantâneo durante a transportação escolar.

Mas fique atento: os dados devem ser em função do aluno, não apenas do veículo. Perceba que rastrear veículos gera apenas dados sobre os veículos.

Por exemplo, utilizando apenas um GPS você tem como saber quando a van escolar chegou à escola. Mas isso não significa que o aluno desembarcou devidamente. O estudante pode ter sido esquecido dentro do veículo.

Tendo isso em mente, um bom aplicativo para Transporte Escolar precisa ter funcionalidades como:

  • Alerta de proximidade
  • Itinerário
  • Velocidade do veículo
  • Identificação do motorista
  • Alerta de rota alternativa
  • Localização em tempo real do aluno
  • Envio de Informações

Leia também: Trackeamento de alunos ou Rastreamento de veículos?

Tecnologia de Rastreamento no Transporte Escolar

Mas como monitorar o aluno ao invés do veículo?

As tecnologias de Rastreamento são essenciais para diversos serviços de transportação. Nós já falamos sobre seu uso e aplicação em um post anterior.

No caso do Transporte Escolar, a tecnologia mais adequada é a Radiofrequência (RDF). Pois é através dela que é possível rastrear os estudantes dentro dos veículos.

Isso é feito através de um leitor usado dentro do veículo escolar e cartões magnéticos. Cada aluno tem seu devido cartão. A criança passa o cartão ao embarcar e desembarcar. Assim, é possível monitorar em tempo real os alunos no Transporte Escolar.

Não é preciso nenhuma instalação física no veículo. Basta utilizar o aplicativo dentro da van escolar.

Trackeamento de passageiros: segurança e eficiência

Trackear passageiros significa rastreá-los em tempo real desde o embarque ao desembarque. É o termo que utilizamos para diferenciar o Rastreamento veicular de Rastreamento de passageiros.

Essa aplicação desenvolvida em Radiofrequência (RDF) fornece total controle sobre os alunos no Transporte Escolar. O Trackeamento de Alunos é a inovação capaz de proporcionar a tranquilidade que os pais precisam. É o controle que gestores necessitam e destaque que motoristas buscam.

Entenda melhor: Trackeamento de Alunos — o que é e como funciona.

Aplicativos para motoristas, pais e gestores

Na hora de decidir, avalie ainda se a solução disponibiliza um aplicativo para motorista, outro para os pais e um sistema para gestores.

Do sistema, os gestores administram todo o serviço. A aplicação deve permitir a realização do mapeamento e roteiro de rotas. Além de emitir relatórios exatos sobre o Transporte Escolar.

Assim, as rotas podem ser enviadas para a versão do app para motoristas. Os pais acompanham tudo em tempo real pela sua versão de aplicativo. Bem como os gestores, pelo seu sistema web.

Portanto, antes de decidir pelo app para Transporte Escolar, avalie as funcionalidades da solução. Pesquise o tipo de tecnologia desenvolvida e as versões disponibilizadas.

Pense, ainda, no Trackeamento de Alunos. Essa solução fornece informações reais dos estudantes em trânsito. Logo, é a mais adequada para garantir a segurança dos alunos.

Este post foi útil para você? Se inscreva em nossa Newsletter e receba em sua caixa de entrada nossos conteúdos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *