Manutenção básica para veículos escolares

tempo de leitura: 3 minutos

Como manter o veículo de Transporte Escolar em perfeitas condições de uso.

No Brasil, o trânsito é a principal causa de mortes acidentais entre crianças e adolescentes. 34% das mortes ocorrem quando esses passageiros estão dentro dos veículos. E o Transporte Escolar está dentro dessa estatística.

Medidas preventivas podem evitar tragédias e salvar vidas. Simples verificações feitas pelo motorista já contribuem para a boa condição do veículo. Leia abaixo como você pode prevenir acidentes e garantir a segurança dessas crianças.

Manutenção preventiva

Além de fornecer perigo aos passageiros, veículos em más condições também causam prejuízos financeiros. Eles consomem mais combustível, estão sujeitos a panes e multas por infrações. É tudo o que você não quer para a execução do Transporte Escolar!

Veja os principais itens relacionados à manutenção preventiva de veículos:

  • Freio: verifique o estado de lonas ou pastilhas, discos e demais componentes. O fluido deve ser drenado e substituído, periodicamente;
  • Óleo: faça as trocas de óleo dentro da quilometragem prevista pelo fabricante. Em ocasiões de risco, a troca deve ser antecipada;
  • Suspensão: confira os estados das molas, folga nas buchas e amortecedores;
  • Filtro de combustível: deve estar sempre em bom estado. Troque-o entre 10 mil e 15 mil quilômetros.
  • Pneus: devem ser constantemente verificados. O estepe também deve estar sempre em boas condições. Precisa ser calibrado quando estiver frio. Sempre que houver lesões, submeta o pneu a um especialista;
  • Velas: cuidado, pois elas podem estar danificadas mesmo quando aparentam normalidade. Atente-se à data de troca indicada pela montadora.

Leia também: Quais as regras para o Transporte Escolar?

Itens que o motorista deve observar

Como condutor consciente, você também pode contribuir para a manutenção do veículo escolar. Observe os seguintes itens:

  • Água do radiador: se está no nível ideal;
  • Óleo do motor: se está no nível adequado;
  • Óleo de freio: se o nível está correto;
  • Pneus: pressão e aparência;
  • Faróis e lanternas: se estão em perfeitas condições de uso;
  • Buzina: seu funcionamento regular.

Mesmo que o concerto não esteja em seu poder, é seu dever notificar qualquer falha. Esteja atento ao funcionamento geral do veículo. Isso pode salvar tanto a vida dos passageiros quanto a sua.

Leia também: Quem é o Motorista de Transporte Escolar? O aspecto empreendedor de condutores, como aumentar a cartela de clientes e vencer a concorrência.

Medidas preventivas no Transporte Escolar

Presença do monitor

Falamos constantemente desse profissional, pois ele é fundamental na transportação de crianças. É muito importante observá-las no embarque, durante todo o trajeto e desembarque.

Um lamentável exemplo é o ocorrido em Julho de 2016, em Esmeraldas. Uma criança caiu do veículo devido ao mau funcionamento da porta. Após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos e faleceu em seguida. A notícia do O Tempo afirma que houve ainda irregularidades do motorista. E também que a ausência de um monitor contribuiu para a fatalidade.

Leia também: Como melhorar o Transporte Escolar

Itens de segurança

Além de cintos de segurança, verifique a necessidade de cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação. Esses são utilizados em caso de transportação de crianças menores de 7 anos e meio de idade.

Além disso, siga o manual de instrução de cada equipamento, observando a idade de cada criança. Cheque se os dispositivos têm o selo do Inmetro, certificação americana ou europeia.

Monitore a transportação dos alunos

Busque aplicações capazes de acompanhar todo o trajeto das crianças. Para isso, vise tecnologias desenvolvidas para o Trackeamento de Alunos. Esse consiste no Monitoramento e Rastreamento do passageiro, e não do veículo. Diferentemente do GPS, essa aplicação informa se e quando a criança embarcou / desembarcou.

Além disso, aplicativos de Trackeamento também informam a velocidade do veículo. O que possibilita o monitoramento das ações dos motoristas. Isso evita ociosidade e infrações no trânsito. O que garante ainda mais segurança nas estradas.

Para o motorista, essa aplicação também representa segurança para sua própria vida. Ele pode ser alertado sobre rotas incorretas, evitando acidentes e situações perigosas. Além de poder relatar seu trabalho de forma transparente. O que pode livrá-lo de acusações indevidas.

Leia também: Trackeamento de Alunos ou Rastreamento de veículos? Um comparativo entre monitorar veículos e passageiros.

Desta forma, a manutenção de escolares é essencial para a execução plena do serviço. O Transporte Escolar se torna efetivo, econômico e seguro quando os veículos estão normalizados.

Portanto, verifique periodicamente cada item de segurança do veículo. Cheque o manual e as indicações dos fabricantes. Monitore todo o serviço, principalmente os transportados. Em caso de dúvidas, não hesite em buscar auxílio de especialistas. A vida de condutores e passageiros depende disso.

Este post foi útil para você? Então curta nossa página do Facebook para não perder as próximas publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *