Gestão Escolar: minha escola começou a oferecer Transporte Escolar, e agora?

tempo de leitura: 4 minutos

Oferecer Transporte Escolar pode ser vantajoso para escolas. Veja como se adequar e o que considerar em sua gestão.

A demanda do Transporte Escolar se resume na necessidade de locomoção de crianças até a escola. Na falta de tempo, pais, tutores e responsáveis terceirizam essa transportação de casa para a escola.

Porém, como a transportação envolve principalmente crianças, exige-se mais atenção. Os pais não podem confiar em qualquer prestador. Visto isso, as escolas estão mais interessadas em oferecer seu próprio Transporte Escolar. As vantagens são muitas, mas é preciso saber o que considerar em sua gestão.

Por que oferecer Transporte Escolar

Com a imersão de mães e pais no mercado de trabalho a demanda pelo Transporte Escolar está em alta. Mas os responsáveis devem sempre questionar a credibilidade da prestação do serviço. Afinal, se trata da locomoção de uma criança, de um filho.

Oferecendo seu próprio Transporte Escolar, as escolas atendem essa alta demanda. O serviço se torna um diferencial para a instituição. No âmbito particular, é uma oportunidade de agregar valor aos serviços da escola. O que contribui para a satisfação e fidelização de clientes, além de gerar mais negócios.

Benefícios

Falando em números, o serviço de transporte fretado é responsável por cerca de 11 milhões de passageiros. Os dados são da ANTT, responsável pela fiscalização desse tipo de serviço. Segundo esse órgão, empresas de fretamento, cujo um dos segmentos é o escolar, obtêm cerca de R$ 734 milhões anuais em negócios.

Ou seja, oferecer um Transporte Escolar próprio não é um gasto a mais. É uma oportunidade real de negócio. Mais do que isso, a escola se compromete a proporcionar maior comodidade e segurança aos alunos e pais. São benefícios para todos os envolvidos.

Leia também: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar.

Gestão-Escolar-minha-escola-começou-a-oferecer-Transporte-Escolar-e-agora-Como-é-um-Transporte-Escolar-de-Qualidade

Como é um Transporte Escolar de Qualidade

Em primeiro lugar, um Transporte Escolar eficiente está de acordo com as normas do serviço. As exigências são para motoristas e para os veículos. Portanto, o primeiro passo é conhecer cada item dos regulamentos. Leia aqui o que eles abrangem.

Em seguida, sua equipe deve ter consciência de que o serviço não envolve uma simples carga. Mas sim a locomoção de filhos, o maior bem que alguém pode ter. Isso gera mais responsabilidade e cobranças. Os profissionais devem compreender e saber lidar com isso.

Desta forma, o Transporte Escolar de qualidade tem as seguintes competências:

  • Segurança
  • Transparência
  • Credibilidade
  • Permanência
  • Pontualidade
  • Acessibilidade
  • Preparo e capacitação

Dicas para um Transporte Escolar melhor

Ressaltamos que algumas partículas são essenciais para manter essas competências. Uma delas é a presença do monitor escolar.

Atento aos alunos dentro do veículo, o monitor verifica o uso do cinto de segurança, aproximação em janelas e portas. É, pois, essencial para garantir a segurança dos estudantes em trânsito.

Outro ponto importante é a otimização das rotas para tornar o trajeto menos demorado. O ideal é que o percurso até a escola não ultrapasse uma hora. Para isso, é necessário criar mapeamento e roteiro de rotas.

Além disso, o Transporte Escolar deve ser constantemente monitorado. Através do monitoramento você poderá avaliar o rendimento do seu pessoal e a satisfação dos clientes. Ou seja, averiguar se as competências estão sendo alcançadas.

Portanto, invista em pessoal e em ferramentas. Aliando esses dois elementos você criará um Transporte Escolar competente.

Leia também: Como a tecnologia mudou (para melhor) o Transporte Escolar.

Gestão-Escolar-minha-escola-começou-a-oferecer-Transporte-Escolar-e-agora-O-que-considerar-na-sua-gestão

O que considerar na sua gestão

Treinamento para motoristas

A falta de capacitação de condutores escolares é uma das reclamações mais comuns do serviço. Um treinamento eficiente pode sanar esse problema. E proporcionar uma transportação mais segura.

Além da segurança para os passageiros, motoristas qualificados possuem maior rendimento. O profissional treinado está alinhado à visão de sua instituição e gera mais valor ao serviço.

Gestão-Escolar-minha-escola-começou-a-oferecer-Transporte-Escolar-e-agora-Comunicação-em-tempo-real

Comunicação em tempo real

Os gestores geralmente precisam lidar com ligações de pais em busca de informações sobre o filho. Mais agravante é a situação dos pais ligarem para os motoristas, que não podem atender no trânsito.

Nesse cenário, você ou o motorista precisam parar para atender os clientes. Isso atrasa as operações e gera estresse desnecessário. A tecnologia pode evitar essa situação. Ela proporciona melhor comunicação entre todos os envolvidos.

Com apps para Transporte Escolar você pode monitorar em tempo real os alunos dentro do veículo. E não precisa repassar essa informação aos pais. Eles e os motoristas têm sua própria versão de aplicativos. Assim, todos estão conectados em tempo real. Sem mais ligações apreensivas!

Gestão-Escolar-minha-escola-começou-a-oferecer-Transporte-Escolar-e-agora-A-automação-qualifica-a-sua-gestão

A automação qualifica a sua gestão

A automação é uma tendência entre as instituições que buscam o sucesso. Automatizar permite fazer mais com menos. Com ela você reduz custos e aprimora a execução do Transporte Escolar.

Para este segmento de transportação, o mais importante é focar no passageiro. Ou seja, no aluno. Nesse sentido o recomendável são aplicações de Trackeamento de Alunos.

Criado em Radiofrequência, apps de Trackeamento visam o monitoramento / rastreamento do passageiro. Nesse caso, através de leitores usados dentro dos veículos, os alunos passam o cartão magnético e começam a ser acompanhados. Em tempo real, pelos gestores e pais.

Aprenda mais aqui: Trackeamento de Alunos — o que é e como funciona.

Assim, você gere sem problemas o Transporte Escolar de sua instituição. A relação com pais e colaboradores é facilmente contornada. Situações indesejadas são evitadas e o seu trabalho é avaliado positivamente.

Desta forma, o Transporte Escolar se torna uma vantagem para sua escola. O importante é ouvir seus clientes e atender suas expectativas. Isso significa oferecer a melhor experiência, tanto para os alunos quanto para os pais. Invista nas aplicações certas e receba em dobro os benefícios de criar a melhor transportação para as crianças.

Se você gostou deste post continue acompanhando nosso Blog e não perca as próximas publicações. Traremos mais informações para ajudá-lo em sua gestão. Deixe seu comentário e nos conte sua opinião, dúvidas e sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *