Gestão de Transporte Escolar: Como emitir relatórios exatos

tempo de leitura: 4 minutos

Criando um Transporte Escolar eficiente e transparente.

O Censo Escolar 2016 informa que as escolas de Educação Básica têm 48,8 milhões de alunos matriculados. A rede pública municipal detém 46,8% dessas matrículas. Já a rede estadual tem 16,5% das escolas, mas participa com 34,0% da matrícula da educação básica.

Grande parte desses alunos depende do Transporte Escolar, o que é um grande desafio para gestores. Mas, escolhendo as ferramentas certas, a emissão de relatórios pode ser facilitada. É o que você verá neste post.

O que não pode faltar no seu relatório

O primeiro passo é saber o que é indispensável em seu relatório. Pense nisso antes de adotar um sistema de gerenciamento de Transporte Escolar.

Esse sistema deve te auxiliar a coletar e relatar as informações. Além disso, os desenvolvedores devem te ajudar em todo processo. Desde a instalação a manutenção do software. Portanto, pense em aplicações que possam te dar base para reunir:

  • Quantidade de alunos transportados
  • Itinerário
  • Rotas
  • Quilometragens
  • Contratos
  • Fornecedores
  • Veículos
  • Combustível
  • Pessoal
  • Cadastro completo dos Alunos

Relembre: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar.

Gestão-de-Transporte-Escolar-Como-emitir-relatórios-exatos-Automação

Como reunir os dados do relatório

Como já mencionamos, a tecnologia é o suporte que você precisa para administrar tantas informações.

Você pode organizar os dados até certo ponto em uma planilha do Excel. Mas, com um grande volume e complexidade de sua base de dados, é fundamental pensar na automação.

Automação

Automatizar as tarefas é uma das tendências da Gestão de Transporte Escolar. A automação gera mais dinamismo, reduz custos e torna as operações mais eficientes. Você faz mais com menos esforço e despesas financeiras.

Com softwares para Transporte Escolar você não vai mais precisar correr atrás de todas as partes do serviço. Após a instalação, fica tudo registrado no sistema. As informações coletadas são atualizadas automaticamente. E isso fica disponível ao seu pessoal e fornecedores.

Assim, você repassa claramente o que foi gasto e feito. Isso torna sua gestão mais transparente. O que pode melhorar sua relação com os demais envolvidos.

Leia também: Tendências na Gestão de Transporte Escolar.

Gestão-de-Transporte-Escolar-Como-emitir-relatórios-exatos-Aplicativos-Para-Transporte-Escolar

Aplicativos Para Transporte Escolar

Quem são os envolvidos no Transporte Escolar? Além dos avaliadores do seu trabalho, você também precisa considerar os pais e transportadores. Eles fazem parte da sua gestão. Portanto, os seus relatórios devem abranger os gastos com eles. Sejam gastos financeiros ou de tempo.

Neste sentido, os aplicativos para Transporte Escolar podem complementar sua demanda. Além do sistema próprio do gestor, a aplicação fornece versões para pais e motoristas. Eles podem acompanhar todo o serviço através de um smartphone ou tablet. É a transparência total que o Transporte Escolar carece.

O mais importante é você entender que o Transporte Escolar gira em função do aluno. As leis federais, estaduais e municipais defendem a qualidade e a segurança do aluno. O estudante é a partícula central do Transporte Escolar.

“Cabe aos Estados articular-se com os respectivos Municípios, para prover o disposto nesta Lei da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos“. — Lei nº 10.709, de 31 de julho de 2003, Art. 3º.

Sendo assim, os aplicativos para Transporte Escolar também devem funcionar dessa maneira. Ou seja, mais do que um suporte administrativo, os apps devem proporcionar mais segurança aos alunos.

E isso pode ser feito através de aplicativos desenvolvidos em Radiofrequência. Essa tecnologia de Rastreamento é focada no aluno. Neste caso, o aluno que é monitorado, através de cartões magnéticos. É o que é chamado de Trackeamento de Alunos. Isso fornece informações reais sobre o acesso do estudante ao serviço. O que contribui para sua emissão de relatórios.

Gestão-de-Transporte-Escolar-Como-emitir-relatórios-exatos-Emitindo-relatórios

Emitindo relatórios

Com a automação a emissão de relatórios é feita pela aplicação, cabe a você apenas gerá-lo. Além de facilitar seu trabalho, o sistema de Trackeamento te dá informações precisas dos ajustes necessários em sua gestão. Você só precisa se organizar e adaptar sua equipe ao uso da aplicação.

De forma geral, você deve relatar informações de:

  • Custos com frotas: veículos, combustível, quilometragens, garagens, motoristas e monitores;
  • Custo com alunos: faça o cálculo do custo/aluno. Aprenda aqui sobre como fazer esse cálculo;
  • Itinerário: horários de entrada e saída dos alunos nos veículos e pontos de embarque e desembarque;
  • Cadastro de alunos: com dados completos, principalmente endereços. Isso é fundamental para o mapeamento e roteiro de rotas;
  • Cadastro de escolas: mapeie os endereços das unidades de sua rede de ensino. Isso servirá de base para destinar os alunos à escola mais próxima de sua residência. Essa medida reduz gastos e impacta na qualidade da viagem para o estudante.
  • Acesso dos alunos ao serviço: a relação de alunos cadastrados no Transporte Escolar;
  • Gasto total do Transporte Escolar: somando custos fixos e variáveis;
  • Contratos: terceirizados e afins;
  • Fornecedores: prefeitura, estado ou programas específicos para o Transporte Escolar.

Leia também: Trackeamento no Transporte Escolar — o que é e como funciona.

Desta forma, você tem uma base para organizar sua gestão. A aquisição de ferramentas não representa gastos extras. E sim uma forma de reduzir tempo e dinheiro. Assim, você pode gerar um serviço mais eficaz, seguro e econômico. E isso fica registrado em seus relatórios — mais completo do que nunca.

Portanto, expanda os horizontes das planilhas e conheça aplicações mais modernas para o Transporte Escolar. A automação é a grande tendência para o serviço e você não pode ficar para trás. Os aplicativos de Trackeamento agregarão mais valor ao seu trabalho. Além de conseguir cumprir suas funções, você ainda poderá se destacar no seu cargo. Chega de relatórios incompletos e superfaturados! Com os sistemas de Trackeamento sua gestão será ainda melhor.

Este post foi interessante para você? Se ficou alguma dúvida, escreva um comentário e nos conte sua situação. A próxima publicação pode ser para dar dicas de como você pode vencer seus desafios como gestor. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *