Conheça os critérios técnicos para fazer o planejamento de rotas

tempo de leitura: 4 minutos

O roteiro de rotas é fundamental para otimizar a execução do Transporte Escolar. Conheça os principais critérios para criá-lo.

O Transporte Escolar, na rede pública ou particular, envolve um grande número de passageiros. Por isso, o planejamento de rotas é fundamental para organizar a transportação.

Através de um bom planejamento, você pode criar um roteiro de rotas capaz de evitar despesas desnecessárias. Isso gera melhor aproveitamento e otimização das frotas. Entenda agora os critérios técnicos para fazer o planejamento de rotas e quais seus benefícios.

Por que fazer o planejamento de rotas

O serviço de transportação envolve muitas rotas distintas. Enviar suas frotas sem realizar um levantamento das áreas a serem percorridas pode significar perda de tempo e dinheiro. Por isso, é fundamental para o desempenho do serviço considerar:

  • Território dos percursos;
  • Tipo de veículo necessário para cumprir as rotas;
  • Janela de embarque e desembarque dos passageiros.

Em se tratando de Transporte Escolar, o planejamento de rotas é ainda mais essencial para sua qualidade. Percursos longos prejudicam o rendimento escolar dos alunos. O ideal é que o trajeto até a escola não leve mais do que uma hora. Isso só é possível através do planejamento.

Desta forma, como gestor, você deve fazer o planejamento de rotas do Transporte Escolar. Pois é através dele que você adquire:

  • Ocupação devida de veículos: organizando as rotas, é possível alocar os alunos de forma mais eficiente. Deste modo, você transporta o maior número possível de passageiros na mesma rota;
  • Frotas otimizadas: o planejamento permite reduzir o número de veículos para o mesmo plano de rotas;
  • Melhor percurso: reduzindo custos logísticos e o tempo do embarque e desembarque;
  • Maior rendimento de sua equipe: redução de horas extras e contratação de outros profissionais.

Você também vai gostar: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar.

Planejamento-de-rotas-Conheça-os-critérios-técnicos-para-fazer-transporte-escolar-Como-fazer-o-roteiro-de-rotas

Como fazer o roteiro de rotas

Após planejar e mapear suas rotas, você tem base para criar os roteiros a serem seguido pelos transportadores. Para tornar o serviço mais eficiente é necessário aplicar alguns critérios técnicos de logística.

Esses critérios ajudam a garantir menores custos dentro do menor tempo. O que gera mais rendimento, reduz excessos, agiliza o serviço e facilita a Gestão o Transporte Escolar.

Critérios técnicos principais

  • Quilometragem percorrida;
  • Distância entre os pontos de embarque e desembarque;
  • Janela entre cada parada;
  • Tipo de veículo necessário;
  • Equipe necessária para o serviço (Ex.: motoristas e monitores).

Esses critérios podem ser utilizados para definir as rotas do Transporte Escolar. Desde a residência de cada aluno até suas respectivas escolas.

O mais importante é, primeiramente, fazer o levantamento de todos os endereços. Através deles você realiza o planejamento e mapeamento das rotas. Depois, o roteiro de rotas é criado e disponibilizado aos transportadores.

Planejamento-de-rotas-Conheça-os-critérios-técnicos-para-fazer-transporte-escolar-Roteiro-de-rotas-automático

Roteiro de rotas automático

O propósito do planejamento, mapeamento e roteiro de rotas é otimizar as ações. Quando feito manualmente, esse propósito é perdido. Ou seja, criar roteiros de rotas manualmente significa perda de tempo e rendimento. E ainda gera uma margem de erro significativa.

Logo, para cumprir o propósito do planejamento de rotas, é necessário criar um roteiro automático. Isso é possível através de softwares específicos para o serviço de transportação. No caso do Transporte Escolar, falamos sempre do sistema de Trackeamento de Alunos.

Planejamento-de-rotas-Conheça-os-critérios-técnicos-para-fazer-transporte-escolar-Planejamento-de-rotas-no-Transporte-Escolar

Planejamento de rotas no Transporte Escolar

O sistema de Trackeamento foi projetado para facilitar a gestão e proporcionar mais segurança aos alunos. É um tipo de serviço de Rastreamento no Transporte Escolar. O que o diferencia é a capacidade de monitorar em tempo real as atividades tanto do veículo quanto dos alunos. Desta forma, é possível emitir relatórios completos automaticamente, reportando o acesso dos alunos e a utilização dos veículos.

Em se tratando do planejamento de rotas, através do sistema, você pode realizar o mapeamento de todas elas. De forma simples, rápida e intuitiva. Depois, o roteiro é enviado aos motoristas. E o melhor: tudo pode ser rastreado e monitorado em tempo real.

Planejamento-de-rotas-Conheça-os-critérios-técnicos-para-fazer-transporte-escolar-Software-de-Gestão-de-Transporte-Escolar

Software de Gestão de Transporte Escolar

A parte do planejamento, administração e gestão fica à sua disposição através do sistema web. Esta parte do software de Trackeamento foi desenvolvida para facilitar seu trabalho.

É pelo sistema que o mapeamento de rotas é feito. No caso do TrackSchool, basta usar um mouse de computador para clicar no mapa digital e indicar os pontos do Transporte Escolar. As rotas são geradas automaticamente. Fácil, rápido e intuitivo.

Planejamento-de-rotas-Conheça-os-critérios-técnicos-para-fazer-transporte-escolar-Aplicativos-para-Transporte-Escolar

Aplicativos para Transporte Escolar

Além do sistema web, a aplicação de Trackeamento de Alunos também envolve apps móveis, que podem ser utilizados em tablets ou smartphones. Novamente falando do TrackSchool, disponibilizamos uma versão de aplicativo para motoristas e outra para os pais.

Assim, o roteiro de rotas é enviado para o aplicativo dos motoristas e para o aplicativo dos pais. Mas o funcionamento é específico e diferenciado para cada perfil. Os motoristas recebem o roteiro de rotas para a transportação de cada aluno do Transporte Escolar. Os pais recebem as rotas do veículo o qual seu filho embarcou.

Leia também: 6 Benefícios de utilizar um Aplicativo Para Transporte Escolar.

E assim, concluímos este post reforçando a importância do planejamento de rotas na transportação como serviço. Lembrando que é impossível criá-lo eficientemente sem adotar os principais critérios técnicos.

Além disso, a automação também é essencial para atingir o propósito do planejamento. Sem um sistema devido, sua gestão perde tempo e rendimento. O que invalida o ato de planejar rotas. Portanto, adote os critérios e as ferramentas capazes de conduzir sua gestão no rumo certo.

Este post foi útil para você? Publique um comentário e nos conte sua opinião, dívidas ou sugestões. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *