Como melhorar o Transporte Escolar

tempo de leitura: 3 minutos

Medidas de segurança e otimização. Veja como proporcionar um serviço eficiente e de qualidade.

O Transporte Escolar brasileiro precisa melhorar. É o que afirma uma campanha recente da organização Proteste. Segurança, condições de veículos e profissionais capacitados são as principais revindicações.

Isso mostra que, seja pública ou privada, a transportação de alunos precisa de ajustes. Confira agora algumas medidas para garantir a qualidade do Transporte Escolar.

Mapeamento de Rotas

Variedade e desatualização de mapas dificultam a elaboração de roteiros de rotas. Sem mapas precisos não é possível considerar o terreno e as alternativas de percurso para os veículos.

Por isso, é fundamental que você faça um cadastro de todos os alunos do Transporte Escolar. Isso deve conter os endereços completos, do local de embarque ao desembarque. Isso permitirá a definição de rotas mais precisas.

Com essa medida você pode direcionar cada aluno a escola mais próxima. Assim, as crianças ficam menos tempo em trânsito. Isso resulta em menos cansaço e atrasos, impactando positivamente no desempenho escolar.

Além disso, com rotas exatas, há economia de combustível e redução do desgaste da frota. Você gera maior qualidade de vida aos alunos e torna o serviço financeiramente mais eficiente.

Presença do monitor

O Transporte Escolar é utilizado principalmente por crianças. Elas precisam ser acompanhadas durante todo o trajeto. Apenas o motorista não é suficiente para essa tarefa. Por isso, o monitor é essencial para a segurança dos alunos.

Esse profissional deve buscar e levar as crianças do local do embarque até o portão da escola. Dentro do veículo, deve se atentar para a utilização correta do cinto de segurança. Além de observar aproximação dos alunos nas janelas e portas.

Treinamento de monitores e condutores

A falta de qualificação dos profissionais transportadores é outra reclamação atual. Por isso, treine sua equipe. Seja você uma empresa, escola, gestor ou autônomo. Avalie constantemente o trabalho de monitores e condutores. Crie um programa de capacitação contínua para mantê-los atualizados.

Leia também: Quais as regras para o transporte escolar?

Esteja perto e ouça as opiniões de pais e alunos. Isso será um diferencial e gerará mais melhorias para o Transporte Escolar.

Monitoramento do Transporte Escolar

É impossível criar melhorias se o serviço não for monitorado. Esse monitoramento pode ser pessoal ou automatizado, mas deve existir.

Leia também: Como melhorar a Gestão de Transporte Escolar

O objetivo do monitoramento é analisar se a execução do serviço está no rumo certo. Você deve treinar seu pessoal e definir os recursos necessários para realizá-lo.

O monitoramento deve revisar se as rotas previamente definidas estão sendo cumpridas. Deve também checar os pontos de embarque e desembarque. Além de reunir todos os custos do Transporte Escolar e emitir relatórios completos.

O mais importante: no Transporte Escolar, o aluno deve ser o alvo do monitoramento.

A criança é o maior bem envolvido. Portanto, seu pessoal e recursos devem focar no aluno.

E, para garantir maior segurança e otimização dos processos, é fundamental a aquisição de tecnologia. É o que você vai ver no próximo tópico.

Aquisição de Tecnologia de Trackeamento

A tecnologia de Trackeamento impulsionará o esforço de seu time de Transporte Escolar. A automação permite fazer mais com menos. O monitoramento automatizado vai aonde você não pode ir.

Além de garantir a segurança do serviço, a aquisição de tecnologia reduz custos. Ações de Rastreamento de Transporte Escolar podem gerar 30% de economia no serviço. O importante é focar na criança mais do que no veículo.

É o que chamamos de Trackeamento de Alunos no Transporte Escolar. Através de aplicativos mais modernos, você pode rastrear a criança dentro do veículo. Ou seja, é a criança a rastreada. Isso pode ser feito através de cartões magnéticos, por exemplo. O monitoramento acaba no final do serviço, no desembarque de ida e volta.

Assim, você evita problemas de esquecimentos em veículos e emite relatórios completos. Também controla o acesso da criança à escola e o uso do serviço. Isso representa segurança tanto para os alunos quanto para sua equipe.

Logo, com essas medidas, você pode gerar as melhorias que o Transporte Escolar precisa. Defina as rotas até a escola e mapeie as localizações mais próximas dos alunos. Treine seu pessoal e mantenha-o atualizado quanto às normas do serviço.

Não se esqueça de ouvir todos os envolvidos, principalmente pais e alunos. A opinião deles é o seu referencial de mudanças. Pense em adotar recursos capazes de dar maior transparência e credibilidade ao serviço. Priorize a segurança e o conforto das crianças. O bem-estar dos alunos resume o objetivo de todo seu esforço.

E você? Tem outras medidas para ajudar a melhorar o Transporte Escolar? Escreva seu comentário e compartilhe conosco sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *