Saiba como evitar fraude em Transporte Escolar

tempo de leitura: 3 minutos

Como solucionar o problema de contas superfaturadas, desvios, rotas ociosas e caronas indevidas. 

A fraude em Transporte Escolar é um problema recorrente. Só em Agosto de 2017 uma denúncia no Ministério Público investigou 29 pessoas envolvidas em fraudes na contratação de transportes escolares em Esmeraldas. Enquanto a Polícia Federal apurou fraudes em licitações de transportes escolares na Bahia.

Diante das notícias e dos problemas com transporte de pessoas, nos perguntamos: como evitar fraude em Transporte Escolar? É o que você verá neste post!

Principais fraudes em Transportes Escolares

Licitações e contratos

Uma das principais fraudes em Transportes Escolares ocorre a partir de licitações e contratos. Em Porto Seguro, uma empresa contratada para o serviço chegou a ganhar quatro vezes mais do que o previsto. O valor chegou a cerca de R$ 38 milhões de reais superfaturados.

A fiscalização inadequada do contrato para Transporte Escolar, somado a crescente tendência de terceirização, facilitam ocorrências como desvios de verba pública e fraudes em licitações.

No caso registrado em Esmeraldas, a fraude em licitações tinha envolvimento direto com o prefeito da cidade e seu secretário de obras. O que exemplifica o problema da corrupção não só nas empresas de Transporte Escolar, mas também nos órgãos responsáveis por sua contratação e fiscalização.

Em 2015, um estudante caiu do ônibus escolar e morreu atropelado após a queda. A causa desse episódio é associada à falta de fiscalização das empresas responsáveis pelo serviço.

Contas superfaturadas

Em nossas análises, também percebemos que as contas superfaturadas são um tipo de fraude no Transporte Escolar. Os relatórios emitidos pelo monitoramento automatizado apontam um super “arredondamento” de rotas executadas.

Por exemplo, uma frota de vans escolares cumpria 23 mil quilômetros em certo período. Porém, apresentava uma fatura de 30 mil quilômetros. No final do ano letivo, isso representava uma conta gigantesca e indevida.

Desvios e corrupção

Outra denúncia no Ministério Público identificou um caso de corrupção nas empresas de transporte em Goiás. Segundo o órgão, havia várias empresas de fachada concorrendo entre si, pertencentes ao mesmo grupo. Assim, as mesmas pessoas eram sempre favorecidas pelas licitações e contratos.

São diversos casos de fraudes em licitações que têm como objetivo desvios de verba pública. Novamente no caso de Esmeraldas, várias empresas que disputavam os contratos pertenciam aos mesmos empresários. Esses contratos eram renovamos a cada ano em um esquema de rateio de valores, resultando em superfaturamentos.

Caronas indevidas

O caso de caronas indevidas em Transporte Escolar não é algo novo. Em 2010, o Ministério Público salientou e recomendou a diminuição dessa prática. O órgão descreveu sua institucionalização apenas em caso de evitar a omissão de socorro.

Neste caso de fraude, pessoas não cadastradas no serviço usufruem do benefício. Em geral, são adultos. Muitas vezes pais ou acompanhantes dos alunos. Outras vezes não. Nesses casos, adultos utilizam recursos públicos destinados à transportação de alunos. Serviço esse projetado para atender crianças e adolescentes.

Você também vai gostar de ler: Principais problemas no Transporte Escolar: conheça e melhore sua gestão.

Fraudes em Transporte Escolar: como evitar

Monitoramento automatizado

A partir do monitoramento você conseguirá levantar dados para medir a eficiência do serviço. O monitoramento manual pode gerar erros e dados desatualizados, além de dificultar as operações.

Através da automação, a Gestão de Transporte Escolar ganha dinamismo. Você pode fazer mais com menos. Tanto em termos de esforço quanto em termos de recursos financeiros.

Leia também: Transporte Escolar — Monitoramento pessoal ou automatizado.

Sistema de Trackeamento de Alunos

Trackear alunos significa rastreá-los desde o embarque ao desembarque do Transporte Escolar. Assim, um sistema de Trackeamento de Alunos fornece informações em tempo real dos alunos dentro dos veículos escolares.

Diferentemente de rastreadores veiculares, com esse sistema você armazena e relata as atividades dos estudantes. Isso ajuda a controlar o acesso do aluno ao serviço e à escola. Desta forma, você obtém tanto os dados dos veículos quanto os dados dos alunos. Assim, evitam-se fraudes e se ganha segurança.

Aprenda aqui: Trackeamento — o que é e como funciona.

Essas são as principais formas de fraudes encontradas no serviço de Transporte Escolar. É evidente a necessidade de fiscalização. Desde o fechamento do contrato, passando pela execução do serviço até a entrega da fatura.

Para isso, é fundamental manter o monitoramento no Transporte Escolar. Sendo que o monitoramento automatizado qualifica as ações, trazendo eficiência à gestão. Nesse sentido, o sistema de Trackeamento é um grande auxiliador. Pois engloba o monitoramento tanto das atividades do veículo quanto das atividades dos alunos. Assim, você fecha todas as brechas e evita todo tipo de fraude.

E você, conhece algum outro tipo de fraude no transporte escolar? Publique seu comentário e nos conte sua opinião.

Conheça um sistema completo de Trackeamento de Alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *