Como definir o valor de sua mensalidade de Transporte Escolar

tempo de leitura: 4 minutos

Critérios e processos para definir a precificação da prestação de serviço de transportação de alunos.

O serviço de Transporte Escolar é, geralmente, cobrado através de mensalidades. A cobrança durante as férias é legalmente permitida, desde que esteja pautada claramente no contrato do serviço.

Mas quanto cobrar pelo serviço? Qual valor você entregará aos seus clientes? Como isso se concretiza no valor da mensalidade? Descubra agora neste post!

Valor ou preço?

Antes de falar sobre a precificação da sua mensalidade, queremos fazê-lo refletir sobre a relação valor x preço.

Esse entendimento é fundamental para alimentar uma mentalidade empreendedora.

Valor

O valor é a expressão qualitativa do seu serviço. É variável, dependendo do grau de necessidade, utilidade e satisfação do cliente. É o que você entrega ao consumidor. A forma pela qual você expressa os diferenciais do seu negócio.

Ou seja, algo que apenas você pode oferecer e encaixa perfeitamente às necessidades do seu cliente. Faz seu consumidor precisar daquilo que só você pode proporcionar.

Preço

O preço é o quantitativo do seu negócio. É o valor monetário que o seu cliente se dispõe, ou não, a pagar pelo seu serviço. O que faz diferença na decisão é o valor por trás do preço.

Ou seja, se você oferece um valor para o seu cliente que só você é capaz de oferecer, o preço vale a pena ser pago. Mesmo que seja superior ao do concorrente.

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Pesquisa de mercado

Para definir a mensalidade do seu Transporte Escolar, você precisa conhecer seu público, mercado, fornecedores e concorrentes. São esses aspectos, basicamente, que compõe a pesquisa de mercado.

Você pode buscar essas informações por conta própria ou contratar um profissional para fazê-lo. Dentre os órgãos possíveis para se encontrar informações verídicas, estão:

  • Prefeitura
  • Secretaria Estadual
  • Universidades
  • IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • SEBRAI — Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Se você não tiver acesso a essas fontes, ainda é possível pesquisar em jornais e revistas especializadas no seu segmento. Ou ainda perguntar direto aos seus clientes, possíveis fornecedores e até mesmo concorrentes.

Feito isso, você entenderá o cenário do Transporte Escolar. Conhecerá as necessidades do seu cliente e a imagem ideal que ele busca na prestação do serviço.

Assim, você poderá atribuir o valor desejado ao seu Transporte Escolar, analisando as mensalidades de concorrentes e os custos dos fornecedores.

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Pesquisa de precificação referencial no Transporte Escolar

O preço referencial para o Transporte Escolar pode variar de acordo com a região. Dependendo da cidade, do estado e até mesmo do bairro.

Em Belo horizonte, por exemplo, a mensalidade referencial 2017 para uma van de 16 passageiros com acompanhante é de R$ 216,00. Em São Paulo, pesquisas apontam um valor médio de R$ 226,00 para o serviço.

Desta forma, vale tomar como base também a precificação referencial de sua região. Assim, você adquire uma noção real do valor do serviço de Transporte Escolar em sua área de atuação.

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Custos x Retorno do Investimento

O seu investimento deve gerar um retorno superior ao custo empregado. É importante considerar isso na hora de definir o valor de sua mensalidade de Transporte Escolar.

Logo, é fundamental fazer o levantamento dos custos totais do serviço. Já falamos sobre isso em nosso post anterior. Detendo essa informação, você pode estimar o quanto precisa cobrar para obter o retorno necessário.

Valor mensalidade Transporte Escolar: definindo a sua

Meça os custos necessários no Transporte Escolar e estipule um retorno maior. Ao definir o retorno total desejado, divida pelo número dos seus possíveis clientes no período de um contrato. Este período pode ser um ano, o que equivale a 12 prestações ou mensalidades.

Assim, para definir o valor da mensalidade por cliente, divida o ganho anual que você deseja gerar com cada cliente por 12.

Exemplo

Digamos que seu custo total anual seja R$ 24 mil e você possua uma van de 8 passageiros. Se você executar dois turnos, manhã e tarde, você pode ter 16 clientes em um contrato de um ano.

Se você desejar o dobro do retorno sobre o seu investimento, você precisará gerar uma receita de R$ 48 mil anual. Neste caso, o preço por cada cliente deve ser R$ 48 mil / 16. Ou seja, cada cliente deve gerar uma receita anual de R$ 3 mil. Dividindo por 12 mensalidades, isso totaliza R$ 250,00 mensais para cada passageiro.

Valor-mensalidade-Transporte-Escolar-como-definir-a-sua--Transporte-Escolar-valorizado

Como criar um Transporte Escolar valorizado

O primeiro passo é entender as necessidades do seu cliente. Ouça e se atente às preocupações dos pais. Eles são seu principal público-alvo. Portanto, invista primeiramente no atendimento ao cliente.

Entenda que você não transporta uma simples carga. Durante o seu Transporte Escolar, você se responsabiliza por uma criança. Isso exige responsabilidade e atenção em dobro. Então, seja compreensivo tanto com os pais quanto com os alunos.

Recursos e ferramentas

Em seguida, compreendendo as dores do seu cliente, ofereça recursos capazes de solucionar seus problemas. Os pais estão sempre preocupados sobre a segurança de seus filhos. Por isso, eles precisam saber o que acontece com as crianças durante o caminho até a escola.

Assim, a melhor forma de gerar valor ao seu serviço é proporcionar aos pais um Transporte Escolar totalmente transparente e seguro. Além de cumprir todas as exigências legais, invista em tecnologias de monitoramento em tempo real.

Através de aplicativos para Transporte Escolar você resolve todas as dores dos pais em relação ao seu serviço. Isso gerará mais valor ao seu Transporte Escolar. O que impactará positivamente no preço que o cliente estará disposto a pagar pelo seu serviço.

Leia também: 6 Benefícios de utilizar uma aplicativo de Transporte Escolar.

Portanto, avalie o seu perfil de cliente, seus concorrentes e fornecedores. Reúna seus custos e estime um retorno superior desejado. Meça as possibilidades de acordo com as referências.

Agregue valor ao seu serviço. Isso estimulará seus clientes a pagar o preço que você necessita. Além de cumprir o contrato anual, as chances de fidelização aumentarão. O que significa receita recorrente para os próximos anos.

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