As melhores tecnologias de Rastreamento no Transporte

tempo de leitura: 4 minutos

Conheça as tecnologias mais modernas. Analise qual a melhor para cada situação.

O Rastreamento já faz parte da realidade de diferentes prestações de serviço de transportação. Seja para monitorar cargas, veículos ou Trackear passageiros. Com a tecnologia certa, você pode prevenir acidentes e gerar mais segurança. Tendo as informações em tempo real, é possível tomar medidas contra assaltos, colisões, desvios, etc.

Mas qual o melhor sistema? Qual a melhor tecnologia? Conheça agora as principais tendências de tecnologias de Rastreamento no Transporte. Veja também seus casos e aplicações.

Rastreamento de cargas

O Rastreamento é usado na transportação de cargas devido à eficiência e segurança que proporciona. Com ele é possível reduzir acidentes, ocorrências de roubos e sequestros de veículos. Confira as tendências para essa aplicação:

Roteirizador de carga

Tecnologia que auxilia transportadoras de cargas fracionadas. Pode ser aplicada no caso de distribuição de produtos em diversos locais diferentes. Entre as principais funções dessa ferramenta tecnológica estão:

  • Analise do melhor percurso / trânsito;
  • Planejamento das melhores rotas de entregas dos produtos;
  • Dimensionamento preciso do tamanho do caminhão por meio do volume de carga;
  • Monitoramento de colaboradores, permitindo saber se estão cumprindo o roteiro de entrega.

Isso proporciona otimização de tempo e redução de custo. Além de auxiliar a gestão de sua equipe e frotas.

Leia também: O que é Track? Conceito e aplicações.

Sistema Rastreador de frota

Rastreadores utilizados para localização de veículos. O objetivo é fazer o monitoramento em tempo real das frotas. São implementados através de GSM/GPRS e Radiofrequência.

Os usuários podem acompanhar as informações por computadores, smartphones ou tablets.

Esse sistema proporciona maior segurança. Emite alertas e, se for necessário, faz o bloqueio de veículos.

Telemetria

Ideal para monitorar o desempenho do veículo, motorista e da prestação do serviço. Essa tecnologia funciona através de sensores instalados no veículo. Pode ser analógica ou digital. A digital pode ser instalada apenas em veículos mais modernos, fabricados a partir de 2009.

Principais recursos da Telemetria:

  • Informar a distância percorrida pelo veículo;
  • Detectar velocidade dos veículos;
  • Monitorar freadas bruscas;
  • Informar o tempo que o veículo ficou parado;
  • Disponibilizar dados de consumo de combustível;
  • Verificar as rotas percorridas pelos motoristas;
  • Emitir relatórios sobre todas as ações da transportação.

Trackeamento e Rastreabilidade de passageiros

Quando se trata de transportação de pessoas, monitorar o veículo se torna insuficiente. Neste caso, as aplicações devem fornecer informações reais dos passageiros. É o que chamamos de Trackeamento — o acompanhamento em tempo real de pessoas transportadas. Assim, além dos dados das frotas e dos veículos, você também pode monitorar cada passageiro.

Radiofrequência

A Radiofrequência (RDF) é uma das tecnologias mais modernas em termos de Rastreamento. Ela fornece independência de sinais de satélites e boa recepção em locais abertos ou fechados. Além disso, ela permite rastrear qualquer tipo de objeto, seja um bem material ou uma pessoa.

Através do Sistema de RDF, os passageiros podem ser monitorados por um cartão magnético ou de uma pulseira. O cartão ou pulseira recebe o transponder ou etiqueta de radiofrequência. Tem também uma antena, que emite o sinal.

Assim, os dados são transmitidos a um leitor e convertidos para um computador. A informação também pode ser analisada em tempo real em um smartphone ou tablet.

Esse tipo de aplicação proporciona maior segurança a passageiros, pois permite medidas preventivas a favor de sua vida. Por isso, ela é ideal para quem é responsável pela tutela de pessoas transportadas.

As-melhores-tecnologias-de-Rastreamento-no-Transporte-Apps-e-Monitoramento-Mobile

Apps e monitoramento mobile

Os aplicativos para dispositivos móveis são mais uma tendência no Rastreamento no Transporte. No caso do Trackeamento, os gestores podem obter sua própria versão do aplicativo. Da mesma forma os motoristas e demais envolvidos.

Isso facilita a utilização da aplicação e proporciona maior controle. Também fornece uma instalação mais prática, sem corromper a estrutura dos veículos. Ou seja, para começar a Trackear passageiros, basta instalar o leitor do app no smartphone usado no veículo.

Aplicações

O Trackeamento deve ser aplicado quando você tem a responsabilidade de transportar pessoas. E um dos setores que mais tem adotado essa aplicação é o de Transporte Escolar.

Relembre: Trackeamento de Alunos ou Rastreamento de veículos? Um comparativo entre monitoramento de veículos e de passageiros.

O Trackeamento de Alunos é ideal para gestores, escolas e pais. Essa aplicação permite acompanhar tudo o que acontece com a criança em trânsito. Com ela você pode saber se o aluno foi devidamente embarcado e desembarcado. Isso os rastreadores veiculares não proporcionam.

Assim, o gestor tem as informações que necessita sobre as frotas e desempenho dos motoristas. Os pais têm as informações sobre a localização de seus filhos. E os motoristas estão resguardados sobre qualquer ocorrência fora de seu serviço.

Leia também: Como fazer o Trackeamento de Alunos no Transporte Escolar.

As-melhores-tecnologias-de-Rastreamento-no-Transporte-Outras-tecnologias

Outras tecnologias de Rastreamento no Transporte

Drones

Tendência que visa a segurança do transporte de cargas. A ideia é utilizar os drones para filmar os veículos durante todo o trajeto. Eles ficariam sob o comando do motorista.

Assim haveria um botão de pânico, que poderia ser acionado pelo condutor em caso de emergência. Também podem ser desenvolvidos para reconhecer paradas não programadas.

Smart Truck

A ideia é rastrear um pallet desde seu ponto de carregamento até seu destino final. Além disso, a tecnologia visa a disponibilização de relatórios no caso de emissões de gases poluentes.

A tecnologia seria instalada no veículo e traria modernidade aos caminhões. Seria uma aplicação de otimização e preservação ambiental.

Assim, podemos concluir que a tecnologia é fundamental para a evolução dos serviços de transportação. Através do Rastreamento, é possível reduzir custos, otimizar operações e garantir segurança.

Portanto, analise cada uma das opções que listamos e adote o melhor para sua situação. Não hesite em questionar os fornecedores e desenvolvedores. Avaliando os benefícios, você chegará à solução ideal de Rastreamento / Trackeamento.

Você tem outro exemplo de tecnologia de Rastreamento? Escreva um comentário e nos conte sua experiência! Continue acompanhando nosso Blog para não perder as próximas publicações. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *